top of page

A escolha da minha Impressora 3D

Atualizado: 21 de mai. de 2022


Impressora 3D
Impressora BiQu B1

Já estava um bom tempo para comprar a minha impressora 3D, mas cada vez que eu pesquisa na internet e via os modelos e preços acabava deixando para mais tarde.

Percebi que queria um impressora, mas não sabia bem pra que :)

Nas próximas linhas vou dividir com vocês alguns pontos que levei em consideração na decisão de compra.

Objetivo para a compra

Recentemente comecei a montar o novo modelo da Revell, um Camaro 67 escala 1:25, de repente me liguei que poderia montar um diorama, uma cena do carro em uma garagem vintage.

A partir desse momento eu tinha um objetivo para a minha nova impressora, ajudar no meu hobby de modelismo peças para os meus dioramas. Ficou bem mais fácil justificar para mim mesmo o investimento e para a minha esposa também, hehehe.

Pesquisando na internet e em grupos, diversos objetivos pra a aquisição de uma impressora, há quem diverte fazendo brinquedos para os filhos, impressão de utensílios domésticos e aparatos para ferramentas, peças para robótica, impressão de figuras (aí tem que se ligar com a questão de direitos autorais) prototipação de peças (assunto mais profissional) aí vai.

No meu caso, foi bem importante ter clareza do que eu queria com a impressora!

Tipos de impressora

Há basicamento dois tipos de impressora 3D de pequeno porte comumente encontrada no mercado, as de Filamento e as de Resina. As de filamento (FDM - Fused Deposition Modeling) utilizam um mecanismo que vai depositando camadas de filamentos derretidos para formar a peça, já as de resina utilizam luz para imprimir e podem ser (SLA - Stereolithography) e (DLP Digital Ligth Processing), nesse caso, impressora aproxima a base da impressão na altura de uma camada e ativa seletivamente a resina fotossensível até ela endurecer, então sobre a plataforma a altura da próxima camada e repete o processo.

Eu escolhi a de filamento por alguns motivos, não conhecia nada de impressão 3D e percebi lendo e conversando com várias pessoas os modelos de FDM são mais simples para começar e tem um resultado bem legal. (está na minha lista de desenhos para o próximo degrau na minha jornada de impressão 3D ter uma de resina).

Outra questão que me chamou a atenção foi que com uma impressora de filamento eu posso gradativamente avançar para filamentos mais complexos de imprimir, mas, se começar com o mais simples e prático (PLA) usando os setups da impressoras já sai trabalhos bem legais. (vamos falar sobe filamentos em um outro post)

Preço

Ao camparar os preços das impressoras percebi uma distância enorme entre as mais baratas e as mais caras, tem pra todos os bolsos.

Você vai encontrar impressoras que parece que foram feitas de material reciclado até maquinas que parecem peças de decoração para colocar na sala.

A tecnologia de impressão 3D tem uma comunidade forte de opensource, acho que é por isso que tem essa variedade. Mas falando de modelos, talvez uma das mais conhecidas são as Ender´s da Creality, pelo que percebi são altamente customizáveis, outra marca que apareceu muita nas minhas pesquisa foi a BIQU B1 da Bigtreetech, essa impressora já tem um jeitinho de um produto industrializado, vem pré-montada na caixa. Por ultimo vou citar o outro extremo as Ultimakers e as Sethi3D, são tipo as batedeiras "kitchen aid" para o mundo das batedeiras :)

Onde Comprar

Pesquisei diversas formas para comprar, maketplaces nacionais com a Amazon, Americana e outros, Markeplace internacionais com a Banggood e Shopee e lojas especializadas no Brasil.

Acabei optado por uma loja especializa a SLIM3D, por 3 motivos, o preço não tinha tanta diferença do comprar direto da China, a loja fica a uns 90km da minha casa eu pude pegar ela montada e recebi um treinamento no local com a minha própria impressora.

Mas se eu não tivesse essas facilidades uma opção seria comprar na banggood com o seguro tarifário, acho que vale a pena pesquisar essa modalidade.

Concluindo

Escolhi a Biqu B1, essa impressora tem ótimas avalições e eu pude comprovar isso, cheguei em casa e já saí imprimindo. Claro que a medida que fui tentando imprimir modelos mais complexos e já comecei a apanhar da impressora, mais isso é normal, são os parâmetros de impressão que qualquer dono de impressora vai ter que dominar.

Uma dica importante compre junto filamento de boa qualidade para iniciar as impressões porque dessa forma você elimina esse fator dos seus testes, e antes de pensar em estocar filamento aprenda um pouco sobre a ação da umidade neles.

É isso aí, nos próximos posts falamos mais as minhas experiências imprimindo, as boas e as ruins:)





12 visualizações1 comentário
bottom of page