top of page

Como utilizar a impressão 3D para auxiliar a pintura com aerógrafo

Há duas semanas a atrás eu precisei aplicar decalques em um pneu para reproduzir aquelas faixas típica nos carros clássicos.

Aplicar os decalques não foi o problema mas, depois que secaram, percebi aquela típica aparência de decalques aplicados em fundo fosco, fica um tipo de contorno brilhante, principalmente se a peça é escura.

Diante do ocorrido, resolvi tentar uma outra estratégia, pintar a faixa do pneu. Mas como fazer uma mascara de pintura circular em um peça tão pequena? Nas próximas linhas vou explicar os passos que segui para realizar essa pintura com auxílio da impressão 3D.

1) Definindo a forma da máscara para pintura

Na pintura com aerógrafo é comum usar máscaras, com fita por exemplo para limitar a área de pintura em uma superfície. Mas nesse caso, a fita não funcionou para mim, porque um pneu de carro na escala 1:25 fica muito pequeno para aplicar esse tipo de mascara.

Além disso, havia outro complicador, a máscara em questão era bastante estreita, devido ao tipo de faixa do Camaro 67 série Nickey.


1967 - CHEVROLET CAMARO 427 STAGE III NICKEY - Imagem: www.planetcarsz.com/
1967 - CHEVROLET CAMARO 427 STAGE III NICKEY - Imagem: www.planetcarsz.com/

Para reproduzir esse formato de faixa criei duas peças em 3D, a primeira para cobrir o aro da roda, e a segundo para cobrir a parte externa do pneu. Com um paquímetro digital tirei as medidas do pneu.

A modelagem das peças foi feita no FreeCAD, usando objetos simples, um cilindro e 2 tubos, conforme as imagens a seguir:


2) Impressão

A impressão das peças foi bem simples, imprimi 4 exemplares, um para cada pneu.

Neste caso, utilizei somente o Skirt com Build Plate Adhesion, pois usar o brim poderia ser um problema para tirar sem interferir no formato das bordas internas.


Fatiamento na mascara em 3D
Fatiamento na mascara em 3D

3) Pintura

Uma vez que as mascaras estavam prontas, era hora de pintar. Neste caso fiz uma cor que usando como referência o Bordô metálico (cor do carro), mas ao invés de metálica e procurei fazer uma versão acetinada, utilizando um bordo Brilhante, um vermelho fosco e um pouco de preto fosco.


Tintas
Tintas

Depois da tinta pronta e diluída para uso no aerógrafo, pintei as rodas em várias camadas para a tinta cobrir bem o preto do pneu.

Antes de pintar conferi para ver se as máscaras estavam bem ajustadas, para evitar que a pintura vazasse para baixo da máscara. Outra coisa importante é esperar secar um pouco entre cada demão de tinta.

Para fixar mascara do centro, que cobre a roda, utilizei massa multi tack Pritt. Essa massinha é muito versátil, uso ela para fazer pré-montagem, fixar peças pequenas para pintura e até como mascara em formatos curvos. A massa é muito fácil de remover das peças, basta usar uma bolinha de massa e aplicar por cima da massa que está grudada na peça, repetindo o processo até que toda a massa que estava na peça grude na bolinha de massa.

É possível reusar a massa várias vezes.




Conclusão

Essa experiência provou que a impressão 3D pode ser usada também como suporte para o plastimodelismo. Usando um pouco de criatividade é possível fazer várias coisas interessantes.

Eu já imprimi alguns acessórios para me ajudar no hobby como:

  • suporte para os pinceis

  • sargento "C"

  • misturador de tinta

  • tampa do meu lavador de aerógrafo entro outras coisas.

Além de todas as peças para o meu diorama de garagem, que em breve vou postar no aqui.













4 visualizações0 comentário
bottom of page