top of page

Comparando modelos náutico: Madeira vs. Plástico

Atualizado: 21 de mai. de 2022

Se você é um amante de navios e um apaixonado por kits de modelos, provavelmente já viu exemplos maravilhosos de grandes empresas como Revell ou Artesania Latina, ambas com navios incrivelmente detalhados e bem empolgantes. A Revell, originária da Alemanha, é uma marca modelo muito consolidada em todo o mundo e sua fabricação é tradicionalmente em plástico (plásticos de altíssima qualidade) e possui uma enorme linha de produtos. Por outro lado, Artesania Latina, uma empresa espanhola bem estabelecida especializada em modelos de navios de madeira, nos traz uma variedade impressionante de kits realistas de tirar o fôlego. Obviamente, essas empresas apesar de serem marcas icônicas entre os modelistas são apenas um exemplo no meio de muitas outras.

Columbus Ship Santa Maria 1:90 (Revell)
Columbus Ship Santa Maria 1:90 (Revell)


San Francisco II Galleon 1:90 (Artesania Latina)
San Francisco II Galleon 1:90 (Artesania Latina)

Eles exigem estratégias diferentes durante a construção

Ambos oferecem modelos de navios em escala real muito bons. No entanto, os kits de plástico veem com todas as peças pré-formadas. O que você precisa fazer é basicamente seguir as instruções, cortar as peças das estrutura e colá-las. As peças devem principalmente “plug-and-play” depois de destacadas, com um pouco de lixa para aparar as arestas. Depois vai precisar pintar e adicionar decalques, você provavelmente terminará com uma réplica muito realista. Nos modelos de madeira as coisas são um pouco diferentes com alguns instruções mais elaboradas para a preparação das partes.

Da mesma forma, que os modelos de plástico, existem algumas peças pré-fabricadas como canhões, rodas, correntes, âncoras, etc. No entanto, a grande diferença no manual de instruções é que muitas vezes ele diz o que você deve fazer, não como fazê-lo. Por exemplo, no manual do modelo plástico você encontrará “cole as partes 1 e 2 e coloque o conjunto na área A”. Por outro lado, no modelo de madeira temos que passar várias horas preparando e corrigindo uma peça antes de ser montada de acordo com as instruções do manual. Outro exemplo é a construção do casco, no modelo de plástico você tem um casco pré-formado. Mas, no navio de madeira, geralmente é necessário fazer o casco a partir de partes planas de madeira, com quilhas e anteparas.

O que é mais realista?

Navios de madeira tendem a ser mais realistas porque usam diferentes texturas de madeira, vernizes e corantes. No entanto, uma montagem de modelo de plástico com uma pintura bem executada, pode facilmente parecer tão realista do que uma exibição de navio de madeira.

O que é mais barato?

Normalmente, os navios modelo de plástico são mais baratos. Mas você deve ter em mente alguns parâmetros de comparação como o tipo de modelo, escala e nível de dificuldade.

Qual deles é a melhor escolha?

É difícil dizer. Mas, considere sua experiência e qual material você mais gosta. Em um kit bem detalhado você provavelmente passará alguns meses se fosse em plástico. Mas esteja preparado para passar um ano ou um pouco mais trabalhando em um modelo de madeira. Eu recomendo um kit inicial simples, eles normalmente vêm com um manual mais amigável e útil em ambos os casos.

Se você ainda não se cadastrou em nossa newsletter, faça isso agora e fique por dentro das novidades do mozayco.com

4 visualizações0 comentário
bottom of page