top of page

Descubra como pode ser fácil fazer a limpeza diária do seu Aerógrafo (Airbrush)



Outro dia um colega me fez uma série de perguntas respeito aerógrafos, o que é um aerógrafo, onde comprar aerógrafo, de como eu limpava, que produtos eu usava, se desmontava tudo para limpar, e com qual frequência usava no plastimodelismo.

Quando percebi eu estava repassando pra ele o meu método de manutenção, resultado das minhas pesquisas e experiências com o equipamento, experiências que nem sempre foram bem sucedidas, depois eu conto uma delas em outro post.

Sendo assim, as próximas linhas são dedicadas a mostrar algumas dicas de limpeza.

Mas gosto sempre de enfatizar, não estou falando como dono da verdade, são procedimentos que tem me ajudado no meu contexto. Analise se cabe para você, antes de aplica-los.


Airbrush Fengda BD 130 (Imagem: Fengda)
Airbrush Fengda BD 130 (Imagem: Fengda)

Antes de começar, vamos falar do aerógrafo que estou usando: É um modelo Fengda DB 130 de dupla ação com copo de tinta por gravidade (parte de superior do aerógrafo). Este aerógrafo é muito parecido com o Aerógrafo Profissional Dupla Ação STEULA BC61.

Para aerógrafos de ação simples e de copo inferior você vai ter que adaptar algumas das instruções a seguir.


Na troca de tinta

Será que a cada troca de tinta eu preciso fazer uma limpeza geral para que não haja contaminação da cor usada com a nova? A resposta é "depende", se você estiver usando uma cor clara e depois substituir com uma cor escura e se o copo do seu aerógrafo não tiver mais tinta, é possível que não seja necessário limpar, basta descartar os primeiros sprays que deve funcionar.



Depois de um dia de trabalho

Mas se você estiver fazendo um trabalho muito preciso, não tiver a situação da próxima cor ser mais escura, ou se acabou de pintar e vai continuar somente no outro dia, você deve fazer a limpeza.


A limpeza diária pode ser feita bem rapidamente e sem grande desperdício de material.

Para isso eu uso os seguintes materiais


Lavando o Copo do Airbrush (Imagem: Anderson Torres)
Lavando o Copo do Airbrush

Passo 1 - Lavar o copo (Color Cup)

Se o copo ainda conter tinta e for possível devolver ao frasco, senão eu descarto o conteúdo na vasilha de descarte.

Com a pipeta pego um pouco do solvente, (no caso de tinta acrílica é água) e coloco no copo do aerógrafo. Depois com a própria pipete lavo o copo, apertando e soltando pipeta fazendo um pequeno enxague dentro do copo. Cuidado para não derramar fora, principalmente se for solvente orgânico (thinner) .

Enxague do copo (Imagem: Anderson Torres)
Retirando mistura do copo

Passo 2 - Limpeza da parte interna

Depois descarto a mistura retirando tudo com a pipeta e repito mais uma ou duas vezes a até que o resultado do enxague ficar bem claro. Coloque um pouco de solvente limpo no copo novamente e uso o lavador de aerógrafo, ou vasilha para descartar, apertando e soltado o máximo o gatilho do aerógrafo, isso é para limpar a parte interna.



Aerógrafo - Limpeza da agulha (Imagem Anderson Torres)
Limpeza da agulha

Passo 3 - Limpeza da Agulha

A limpeza da agulha não é algo que faço sempre, mas na minha opinião se você usa bastante o aerógrafo é bom fazer. Essa etapa exige bastante cuidado para não danificar o equipamento. É necessário 1) tirar o manípulo (Standard-Handle), 2) froixar o parafuso de ajuste (Needle Chucking Net) e 3) retirar a agulha, 4) para que possa ser limpa com um pano.

Atenção: A) se você fizer esse procedimento com o aerógrafo conectado a mangueira, garanta que ele não vai cair da mesa, para a foto ao lado eu passei um fita adesiva na mangueira para fixa-la na mesa :), mas eu geralmente coloco o aerógrafo no suporte que está fixado na minha mesa. Uma queda pode danificar a tampa do bico e isso pode se tornar um problemão, sei disso porque já deixei cair o meu outro aerógrafo no chão. :(

B) cuidado com a manipulação da agulha se você entortar a agulha pode danificar permanentemente o equipamento.

Limpeza do Bico (Imagem: Anderson Torres)
Limpeza do Bico

Passo 4 - Limpeza da tampa do Bico (Needle Cap)

Depois, molho a haste flexível no solvente, puxo o gatilho para traz, sem apertar para baixo, assim não solta o ar, apenas para recolher a agulha e limpo a tampa da agulha.

Você vai notar que com o uso intensivo do aerógrafo a capa do bico vai acumulando tinta e com o tempo se não for limpa pode atrapalhar no desempenho do equipamento.

Outro ponto importante é que é bem mais fácil limpar o bico com a tinta fresca.

Verificação da limpeza do AirBrush (Imagem: Anderson Torres)
Verificação

Passo 5 - Verificação

A seguir coloco umas gotas do solvente no copo e faço um teste no pano de limpeza, pra ver se saiu toda a tinta.

Você vai notar que ainda pode ter tem um pouco tinta no aerógrafo, isso acontece por causa do acumulo de tinta na tampa do Bico (Noodle Cap). Nesse caso, eu coloco um pouco mais de solvente no copo e repito esse passo.

Não esqueça de limpar a pipeta enchendo e soltando solvente com ela, assim você vai poder usa-la por muito mais tempo.


Limpeza Externa do Airbrush
Limpeza Externa

Passo 6 - Limpeza do exterior

Com o mesmo pano de limpeza, limpo o interior do copo para tirar qualquer resíduo da parede interna, como também por fora aerógrafo.

Quando você usa tinha tinta é mais fácil notar aonde precisa ser limpo na parte externa, mas com verniz transparente isso fica mais complicado. Eu tenho o hábito de sempre limpar toda a parte externa seja usando tinta ou verniz. Limpar de depois de seco da muito mais trabalho.

Dessa forma eu sempre tenho o aerógrafo limpo e pronto pra usar.

Lembrando que você pode usar produtos específicos para limpeza de aerógrafo.


Esses foram os passos para a limpeza diária, no próximo post vamos falar da limpeza completa do aerógrafo.

Aproveite caso ainda não tenha feito ainda, para assinar a nossa Newsletter e assim ficar sabendo das novidades do mozayco.com


Imagens: Anderson Torres

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page