top of page

Plastimodelismo em Curitiba

Este fim de semana tive a oportunidade de conhecer alguns membros do Clube Superkits de plastimodelismo, fundado em 2007 o grupo é responsável por Open Superkits que este ano está na sua 13ª edição.

O evento aconteceu nos dia 04 e 05 de Junho no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, de Curitiba.

XIII Open Superkits Curitiba (Foto: Josiane Torres)
XIII Open Superkits Curitiba (Foto: Josiane Torres)

A exposição contou com diversas categorias desde aviação, naval, militaria, automóveis e ficção. São centenas de modelos expostos e dezenas de expositores.

Percebi que os organizadores e expositores estavam ansiosos pelo evento, já que a pandemia de COVID 19 acabou adiando a 13ª edição em 2020 e 2021.

Durante todo o sábado era possível ver expositores chegando e sendo recepcionados pela equipe organizadora do Superkits, que prontamente orientava os expositores na disposição dos seus modelos conforme as respectivas categorias. Nessa questão achei bem interessante o cuidado de cada expositor com o transporte de seus modelos. A frase "cuidado conteúdo frágil" era elevado a máxima potência, quando se observava o carinho e cuidado em manusear cada modelo. Afinal só quem monta sabe do esforço empregado em cada exemplar.

Oportunidade para eu me preparar para o próximo modelo

Um evento como o Open Superkits conta com vários patrocinadores que apresentam seus produtos. É uma oportunidade para aproveitar algumas promoções. Entre os patrocinadores estava a Tom Colors do Thiago Oliveira, um modelista muito experiente que criou sua própria de linha de tintas nacionais. Aproveitei a oportunidade para comprar algumas tintas para o meu próximo modelo, um F4U Corsair 1/48 da Academy, Não é sempre que podemos comprar tintas direto do fabricante das mãos do fundador da empresa. heheheheh


A seguir selecionei algumas versões do Corsair, caso se interessar em querer montar um também:



Reconhecimento aos expositores

Os expositores inscritos que até manhã de domingo estavam concorrendo a 30 troféus e 400 medalhas.

Mas se você fosse um iniciante, mesmo que não ganhesse uma medalha, a comissão organizadora avisou que se você quisesse, poderia solicitar um feedback dos jurados. (achei isso bem legal)

Durante a tarde do domingo entraram em ação os jurados que não tiveram vida fácil para escolher os melhores trabalhos, divididos em pequenos grupos percorreram de mesa em mesa, modelo a modelo conforme cada categoria, avaliando os trabalhos de forma bem detalhada, em alguns momentos era possível ver debates entre eles. Cada um defendendo seus pontes de vista em cada julgamento.

Infelizmente não consegui ficar até o momento da premiação, mas se você tiver interesse em saber mais acompanhe o superkits nas redes sociais.


XIII Open Superkits Curitiba (Foto: Josiane Torres)
XIII Open Superkits Curitiba (Foto: Josiane Torres)

Um espaço para a família

Achei bem legal ver país e filhos, avós e netos admirando cada detalhe dos modelos. Imagino a vontade das crianças em querer pegar um avião daquele e sair voando no imaginário correndo pelo salão. Por isso era possível ver a vigilância redobrada dos pais e responsáveis. Afinal, conforme aquela advertência em muitas embalagens de kits dizendo que "Os modelos não são brinquedos...." aqui no evento evento é lei.

Além de crianças vi muitas mulheres acompanho seus parceiros entusiastas de modelismo. Por curiosidade perguntei a um membro da equipe organizadora se tinha mulheres modelistas e a resposta foi: - temos uma mulher. Então a conclusão é que tem bastante espaço para as meninas se juntarem ao hobby.

Próximos eventos

O próximo evento organizado pelo Clube de modelista acontece em 2023, ainda sem data confirmada, mas com uma pista de quando será, de acordo com o grupo é sempre no início do mês de junho.

Então fica a dica, agora só é terminar os meus modelos em andamento e prepara-los para o próximo evento.


Se você já curti ou começou a se interessar pelo hobby, não deixe de se inscrever na nossa newsletter para receber as novidades do mozayco.com







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page