Que tal montar uma das máquinas de guerra do filme Top Gun: Maverick?

Dia 26 de maio estreia no Brasil o filme "Top Gun: Maverick" dando continuidade a um dos filmes mais famosos do cinema americano sobre aviação.

Dessa vez os produtores do filme capricharam. Os exemplares de equipamentos começam fora das telas, pois, o lançamento do filme foi feito em grande estilo no porta-aviões museu Midway, aonde Tom Cruise desembarca de um Helecóptero Airbus Helicopters H125, caracterizado com o tema do filme.

Neste post, vamos falar um pouco de cada um dos equipamentos utilizados no filme e seus modelos para montar, começando pelas ações promocionais de estreia do longa-metragem.

Porta-avições USS Midway- (Evento de Lançamento)

USS Midway (CVB/CVA/CV-41) é um porta-aviões, da Marinha dos Estados Unidos, sendo o primeiro da sua sua classe que leva seu nome. Construído após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Midway foi o maior navio do mundo, sustentando esse título até 1955. O seu tamanho era tão grande que não podia transitar pelo Canal do Panamá. Durante 47 anos, operou na Marinha americana, participando desde a Guerra do Vietnã até a Operação Tempestade no Deserto de 1991, no golfo Pérsico. O USS Midway foi descomissionado em 1992, e está ancorado em San Diego, Califórnia, fazendo parte do conjunto de navios-museus presente na costa dos EUA.

De acordo com o site Scalemates o último USS Midway CV-41 - Escala 1:547 da Revell foi fabricado em 1974 em uma reedição da caixa


USS Midway CV 41 - Revell
Imagem: Scalemates - USS Midway CV 41 - Revell

O Airbus H125, - (Evento de lançamento)

O Airbus H125 anteriormente conhecido com Ecureuil (esquilo em francês) também chamado Eurocopter AS350, é um helicóptero leve desenvolvido pela Aérospatiale, hoje Airbus.

É uma aeronave bastante versátil, segundo a fabricante cerca de 1.100 helicópteros H125/AS350 B3e, estão atualmente em serviço em todo o mundo. Estas aeronaves são usados ​​principalmente para missões de alto desempenho em condições altas e quentes.

O modelo mais recente que achei foi fabricado pela Heller em 2012.


Eurocopter AS50 - Heller
Imagem: Escalemates Eurocopter AS50 - Heller

A Revell possui alguns Helicópteros da Airbus em linha, abaixo os modelo H125 e H145. Segundo o fabricante Airbus é um dos helicópteros leves de maior sucesso da Airbus, o H135 é conhecido por sua resistência, construção compacta, baixos níveis de ruído, confiabilidade, versatilidade e competitividade de custos.


Grumman - F14 Tomcat

Considerado por alguns fãs como a estrela do filme devido ao seu design, o F14 Tomcat foi o destaque no primeiro filme da série, atualmente aposentado pela Marinha Americana, um exemplar F14 aparece no Trailer, exposto na frente da base de treinamento ao lado de Cruise, em uma verdadeira fotografia nostálgica.

Tive a oportunidade de conhecer uma dessas máquinas de perto, na foto abaixo um Grumman F-14 Super Tomcat Prototype, 1973 exposto no museu Intrepid em NY. Duas coisas que me chamaram na ocasião, a posição de destaque no deck do museu, estava bem no final da pista; e era uma das poucas aeronaves que tinha seu armamento sob as asas.


Grumman F-14 Super Tomcat Prototype, 1973
Foto: Anderson Torres

O F14 alcançava a velocidade de cerca de 2.480 km/h em uma altitude de até 17 km. Equipado com dois motores tinha a capacidade de até dois tripulantes a bordo. Projetado e produzido pela Grumman Aerospace Corporation para a Marinha dos Estados Unidos, possuía uma características marcantes na sua geometria, o ajuste nas asas para melhor desempenho.

Arrisco a dizer que o F14 Tomcat esta entre as aeronaves de combate da modernidade mais reproduzidas em modelos plásticos, pois no scalametes encontrei 2.257 kits de 75 fabricantes ao logo da história.

Para sorte dos modelistas de plantão, ainda há exemplares no mercado, e para todos os gostos, desde o "easy click" sem cola escala 1:72 até modelos bem detalhados em escala 1:32.


F/A-18 - A estrela do filme

O caça bimotor F/A 18 estreou na Marinha Americana na década de 80 e foi fabricado inicialmente pela McDonnell Douglas, que atualmente é Boeing. Sua velocidade pode chegar a cerca de 2.200 km/h no nível do mar, quase duas vezes a velocidade do som. Com seus tanques extras de combustível pode alcançar 3.054 km de distância e voa a até 15 km de altitude.


SU-57 - Sukhoi

De fabricação Russa o SU - 57 Sukhoi é a mais moderna aeronave das forças Russas.

Com tecnologia furtiva o SU-57 está presente no trailer do filme, que mostra um dos combates.

Segundo o site UOL, informações mais específicas do modelo são sigilosas até hoje, como dimensões, motores, velocidade etc.


O Sukhoi Su-57
O Sukhoi Su-57 (Crédito: Divulgação/Wikipedia)

O site Isto é Dinheiro publicou que a Rússia teria usando pela primeira vez em combate essa aeronave no conflito com a Ucrânia.

O SU 57 seria o mais novo membro da "Família Flanker" que conta com o SU 27 como sendo o percursor de uma serie com várias aeronaves que foram desenvolvidas com base do no seu design, caso do Su-30, Su-33, Su-34, Su-35 e Su-37 e o SU 57.



Darkstar

Outra aeronave que aparece no trailer do filme que deixou os amantes da aviação alvoroçados é a mais nova versão da família "Blackbird". Cruise aparece na sequencia usando um traja para grandes altitudes. As especulações são de ser um SR 71 ou o SR 72 ainda em protótipo.

Segundo a Business Insider. os produtores do filme trabalharam juntos com os designers da Lockheed Martin para criar um avião "fake" que se parecesse com as imagens artísticas já liberadas pelo fabricante para o futuro Hipersônico SR 72. A produção desse modelo causou uma inquietação na China, ainda segundo a revista, um dos produtores afirmou que a Marinha Americana percebeu que um Satélite Chinês se posicionou para fotografar o aviões durante as filmagens, devido ao seu realismo.


USS Abraham Lincoln (CVN 72)

Em 2018 a CNN noticiou que uma equipe de filmagens do filme Top Gun estava a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln na costa da Virgínia, filmando sequências de vôo, segundo o portal a informação foi confirmada pela Marinha dos EUA.

Ao pesquisar um pouco sobre esse gigante dos mares, encontrei algo bem interessante, o porta aviões é comandado pela Capt. Bauernschmidt que é a única mulher a comandar um porta-aviões dos EUA segundo a CNN.

USS Abraham Lincoln, é um porta aviões classe Nimitz, composta por dez super porta-aviões, movidos por energia nuclear. Com um deslocamento aproximado de cem mil toneladas, são os maiores navios de guerra da atualidade.


USS Abraham Lincoln (CVN 72)
USS Abraham Lincoln (CVN 72) (Crédito/Divulgação : Wikipédia)

Mesmo a classe Nimitz sendo de porta-aviões nucleares, o primeiro porta-aviões nuclear da Marinha Americana foi o USS Enterprise CVN 65, que pertence a classe com o mesmo nome. O seu maquinário era composto por 8 reatores nucleares A2W e 4 turbinas a vapor, o que tornava o equipamento muito caro, por isso a classe Enterprise só teve o CVN 65.

O USS Enterprise, também conhecido como o Big "e" foi descomissionado em 2017, sua trajetória é reconhecida como uma das maiores da história da frota Americana, devido a sua importância em vários conflitos, e talvez por isso acabou emprestando seu nome para a Star Trek Enterprise NCC 170.


A realidade é que uma produção cinematográfica como "Top Gun" mexe com o imaginário dos fãs desses desses equipamentos. Contudo os modelos plásticos permitem mergulhar a fundo nos detalhes de construção de cada uma dessas máquinas.

Agora é só escolher um modelo para montar, comprar um ingresso no cinema com um balde grande de pipoca, para ver todos os detalhes de cada aeronave!!


Não se esqueça de se inscrever na newsletter no final dessa pagina para ficar sabendo das novidades do mozayco.com


Referências:

Scalemates : https://www.scalemates.com/pt/

Wikipédia:

CNN:

UOL: https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2022/05/14/tom-cruise-piloto-e-mais-quais-os-avioes-do-filme-top-gun-maverick.htm

AirBus: https://www.airbus.com/en

NY Times: https://www.nytimes.com/2022/05/20/business/media/tom-cruise-top-gun-maverick.html

CBS: https://www.cbsnews.com/news/top-gun-maverick-tom-cruise-helicopter-premiere/

Isto é Dinheiro: https://www.istoedinheiro.com.br/russia-apresenta-o-caca-de-5a-geracao-sukhoi-su-57-na-ucrania-conheca/

Newsweek https://www.newsweek.com/russian-su-35-fighter-jets-reportedly-bomb-ukrainian-targets-1709352

Business Inside: https://www.businessinsider.com/bruckheimer-china-moved-satellite-to-see-top-gun-hypersonic-aircraft-2022-5





28 visualizações0 comentário