Você sabia que 13 de maio é o dia do Automóvel no Brasil

Atualizado: 21 de mai.

Para os amantes e colecionadores de automóveis, sejam eles carros reais ou em escala reduzida (modelos), hoje dia 13 de maio deveria ser um dia importante. Andei dando uma pesquisada e achei algumas curiosidades.

Conforme a história Brasileira. há dois marcos importantes nessa mesma data, dia 13 de maio de 1888, que é a abolição da escravatura, episódio protagonizado pela princesa Isabel na assinatura da Lei Aurea. No entanto esta comemoração ao longo dos anos foi perdendo a relevância, a partir da criação do dia Nacional da Consciência negra comemorado em 20 novembro.

Já no início dos anos de 1900, o Brasil começava a viver a transformação tecnológica advinda dos automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford no dia 1º de maio de 1919. Sete anos depois, em 13 de maio de 1926, era inaugurada a primeira entrada pavimentado no Brasil, que ligava as cidades do Rio de Janeiro a Petrópolis, construída por iniciativa do Automóvel Club do Brasil, sob o patrocínio dos poderes públicos.

Anos depois, o presente Getúlio Vargas assina o decreto de Nº 24.224, de 11 de maio de 1934, definido 13 de maio como o "dia do automóvel e da estrada de rodagem", referenciando a inauguração da estrada pavimenta em 1926. Para alguns críticos da internet o dia ao automóvel deveria ter uma alusão mais direta ao equipamento em si e não a uma estrada.

Durante a minha breve pesquisa, comecei a procurar quais carros estavam circulando no Brasil na época, o primeiro modelo fabricado no Brasil pela Ford foi o seu Modelo T, o Ford “Bigode”.

A fabricante Revell lançou em 2019 modelo do Fort T Roadster e 2020 a versão do mesmo modelo na embalagem Set, com tinta, cola e pincel para iniciantes.



A versão da Revell não é exatamente a mesma versão fabricada no brasil como pode ser visto na imagem publicada pela revista QuatroRodas em maio de 2014, mas para os colecionadores que querem ter uma experiência de um carro dessa época, essa pode ser uma opção, já que é bem difícil para nós brasileiros ter uma versão de modelos de veículos com as características do mercado nacional.



Ford T fabricado no Brasil
Imagem: Marco de Bari/Quatro Rodas



Leia mais em:

Quatro Rodas

- https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/a-pre-historia-da-industria-automobilistica-no-brasil/

- https://quatrorodas.abril.com.br/especial/ford-modelo-t-o-primeiro-carro-nacional-mudou-o-mundo/

DECRETO Nº 24.224 - https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24224-11-maio-1934-557872-publicacaooriginal-78613-pe.html


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo