top of page

Quais as ferramentas básicas para o modelo náutico de madeira você vai precisar?

Atualizado: 21 de mai. de 2022



O modelo de madeira exigirá um conjunto de ferramentas diferentes quando você comparar com os modelos de plástico. Então, deixe-me dar-lhe algumas ideias sobre isso.


1) Estilete de precisão vs. Estilete retrátil

Em muitas ocasiões, durante o tempo de construção do barco, será necessário fazer cortes de madeira bastante precisos. Às vezes pequenos e muito delicados. Posso dizer que existem muitas situações em que um bom corte determinará o futuro do seu modelo – fracasso ou sucesso. Tendo isso em mente, é obrigatório um conjunto de estilete de precisão de aço inoxidável de boa qualidade. Quero dizer um conjunto, pois você terá vários formatos de lâmina para diferentes situações de corte e isso pode ser muito conveniente.

Importante, observe que o estilete retrátil é uma ferramenta diferente. Na verdade, ele é projetado para outras atividades, normalmente possuem lâminas mais flexíveis que podem resultar em imperfeições no corte da madeira.

2) Cola

Não é uma ferramenta propriamente dita, porém é um componente importante para obter sucesso em seu modelo. Existem vários tipos e formulações de colas para cada situação específica. O tipo mais comum é a cola PVA, ela precisa de alguns minutos a algumas horas para curar. E podemos usá-lo para a maioria das circunstâncias (por exemplo, molduras, suportes, paredes, etc.). O segundo tipo é a supercola de cianoacrilato, é um adesivo potente com um tempo de cura de segundos. Geralmente é usado para fixar peças pequenas e em situações em que o tempo de cura é crucial. O terceiro tipo é o adesivo de contato, muito útil nas áreas de revestimento de madeira como os convés de navios. Nesta situação em particular, o adesivo de contato deve ser espalhado em cada folha de madeira (apenas na lateral) e na superfície do deck, após a pré-cura (alguns minutos) coloca-se em contato cada folha de madeira com deck, cobrindo toda a área. O adesivo de tempo de cura completo levará algumas horas.

3) Grampos de garra (mola)

Depois de adicionar cola nos componentes do modelo, é muito importante manter (às vezes por alguns minutos) as peças unidas. Neste caso, os grampos são muito úteis e minha sugestão é ter um conjunto deles com tamanhos diferentes (abertura de mandíbula de 2”, 4” e 6”). Mas, considere não comprar itens projetados com molas duras, pois isso pode danificar as peças. Experimente grampos de plástico com garras móveis ou grampos de metal com garras de borracha.


4) Clavador (espanhol) ou prega-pregos manual

Além da cola alguns suportes em seu modelo precisarão de um reforço extra – Os pregos. E essas etapas adicionais exigem uma ferramenta especial. Mas cuidado, não use martelo para este tipo de atividade, na maioria dos casos você usará pregos de 0,8 a 1,2 mm e muitas vezes esses pedaços pequenos dobram mesmo com um martelo leve (4 oz). O melhor dispositivo é um Clavador ou prega-pregos, basicamente é um pistão cilíndrico colocado em um tubo no qual você insere um pino, depois basta empurrar o pino em seu rodapé para puxá-lo. No entanto, preste atenção no diâmetro do tubo. Clavador com tubo de 3 mm certamente não será eficaz se você estiver trabalhando com pino de 0,8 mm.

5) Lixa e suporte de lixa

Após finalizar o trabalho colando ou pregando você precisará lixar a superfície com o objetivo de melhorar o aspecto estético do seu modelo. De acordo com a ISO/FEPA, a designação do grão utilizada no modelo de madeira pode estar entre P80 a P220 (médio a muito fino). Além disso, um suporte de lixa é muito importante e usar um suporte de contorno de cortiça/madeira é o melhor. Mas, em vez disso, pode ser usado um suporte de esponja de bloco de alta densidade com uma lixa P80.


Então, espero que tenham gostado e agora… arregace as mangas e comece o seu kit!







3 visualizações0 comentário
bottom of page